terça-feira, 9 de junho de 2009

Porque Devemos Preservar o Solo


O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre pois é o principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento e disseminação. O solo fornece às raízes fatores de crescimento como suporte, água, oxigênio e nutrientes.A ciência do solo envolve várias áreas, tais como gênese (formação), química, física, fertilidade, ensino, uso, manejo e conservação, biologia, classificação, levantamento, mineralogia, e morfologia; dentre outras. Devido a importância do solo, em muitas universidades e institutos de pesquisa, este tema tem departamentos que se dedicam especificamente ao seu estudo.Todo o conhecimento gerado sobre solos nos últimos cem anos, tem sido utilizado por diversos profissionais tais como: produtor agrícola, produtor florestal, pecuarista, técnico agropecuário, técnico florestal, engenheiro civil, engenheiro ambiental, engenheiro agrônomo, zootecnista, geólogo, engenheiro agrícola, geógrafo, biólogo, engenheiro florestal, dentre outros. Mas além destes profissionais, a população em geral deve ser estimulada a conhecer o solo, para entender suas funções e se preocupar com a sua preservação.


por esses e outros motivos nos temos que preservar o solo.E preservando o solo nos evitamos desastres como:
Erosão

Assoreamento

11 comentários:

  1. o blog ta bem interessante!
    Parabens
    beijos
    amanda

    ResponderExcluir
  2. MUITO BEM APONTADO A IMPORTANCIA DO SOLO, POIS COMO PROFESSORA RECONHEÇO QUE POUCO É DITO NAS ESCOLAS SOBRE O TEMA, E QUANDO DITO, É SUPERFICIALMENTE PASADO, DE FORMA DESCONEXA COM A REALIDADE E COTIDIANO DOS ALUNOS.
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. achei ótimo pois como aluna devo mesmo prender sempre issso eu do um PARABÉNS, porque escreveram isso de uma maneira tão clara e tão simples amei *-* espero que eu sempre possa aprender mais sobre isso, porque é muito impresionante

    ResponderExcluir
  5. O solo hoje é de estrema importância para todas as espécies.
    Brian

    ResponderExcluir
  6. eu queria saber como cuidar do solo

    ResponderExcluir
  7. tambem gostei me ajudou muito no tabalho de escola

    ResponderExcluir